Está em: Home
26
SHORT_02
2015

Projecto SCIENT - Reunião de kick Off realizada com sucesso em Nicósia

A reunião de arranque do Projecto SCIENT (" A European University-Business Alliance aiming foster young SCIEntists ENTrepreneurial spirit") foi realizada com sucesso em Nicósia, Chipre, nos dias 26 e 27 de Janeiro de 2015.

 

 

O consórcio do projecto envolve 15 organizações de 8 países diferentes, nomeadamente GrantXpert Consulting Ltd, Chrysalis Leap Ltd, European University Cyprus, CYBAN e Sigmalive (Chipre), ISOB GmbH e Strategische Partnerschaft Sensorik eV (Alemanha), Aster e CESIE (Itália), PARKURBIS e UBI (Portugal), FUDEUN ( Espanha), a Universidade de Gloucestershire  (Reino Unido), Paragon Europa (Malta) e KTU (Lituânia).

 

A reunião de Kick-off permitiu aos 28 participantes das acima mencionadas 15 organizações a oportunidade de se conhecerem uns aos outros, avaliar o âmbito de aplicação do novo projecto, especificar as responsabilidades de cada organização e definir a estrutura e prazo das suas  actividades  de trabalho, de modo a que os objectivos do projecto sejam alcançados. Além disso, todos os parceiros tiveram a oportunidade de apresentar a sua organização e descrever a sua contribuição para o SCIENT.

Os participantes são profissionais altamente qualificados, académicos e formadores especializados em empreendedorismo, programas aceleradores de start-ups de várias universidades europeias, serviços de ligação entre as universidades e as empresas, organizações de investigação, clusters de empresas , aceleradoras, Business Angels e outras organizações com interesse no tema em epígrafe.

 

Sobre o SCIENT

O Projecto SCIENT visa desenvolver um inovador Programa de Empreendedorismo para pós doutorados e estudantes graduados em áreas como a Ciência, a Tecnologia, a Engenharia e a Matemática. Este programa vai permitir uma visão fora da investigação pura, desenvolvendo as competências transversais dos pós doutorados e estudantes graduados proporcionando-lhes um novo caminho profissional. O projecto foi lançado no dia 1 de Janeiro de 2015 e tem uma duração de 3 anos.

 

 

Objectivo

O objectivo final do projecto é fazer com que os PHD STEM, conscientes das suas opções de carreira não se limitem a um perfil académico/pesquisador e considerem a possibilidade de utilizar os seus resultados de pesquisa para criarem a sua própria empresa.

Através de uma análise aprofundada dos programas de empreendedorismo existentes, aceleradoras, polos tecnológicos e incubadoras existentes na União Europeia o SCIENT vai:

  • Identificar as lacunas existentes nos países do Sul da Europa;
  • Identificar as melhores práticas dos países do Norte da Europa;
  • Desenvolver um novo programa pré-acelerador, de qualidade superior para PHD STEM estudantes/graduados.