Está em: Home
08
SHORT_09
2015

O projecto SCIENT está em Curso - 2ª Reunião de Coordenação

No âmbito do projecto SCIENT, realizou-se, na Universidade de Gloucestershire, em Cheltenham, no passado dia 15 de Julho, a segunda reunião de coordenação.

O projecto visa o lançamento de um programa de empreendedorismo inovador, dirigido a doutorandos e doutorados das áreas STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática), com enfoque no desenvolvimento das suas competências transversais, proporcionando, a este público, novos percursos profissionais.

 

Na reunião participaram representantes do consórcio SCIENT, composto por 15 parceiros oriundos de 8 países.O projecto visa o lançamento de um programa de empreendedorismo inovador, dirigido a doutorandos e doutorados das áreas STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática), com enfoque no desenvolvimento das suas competências transversais, proporcionando, a este público, novos percursos profissionais.No âmbito do projecto SCIENT, realizou-se, na Universidade de Gloucestershire, em Cheltenham, no passado dia 15 de Julho, a segunda reunião de coordenação.

Os 24 participantes tiveram a oportunidade de participar na discussão sobre o progresso do projecto nos primeiros 6 meses de implementação, identificação de problemas, exploração de ideias e criação de um roteiro do projecto para os próximos meses. Mais concretamente:

  • Os parceiros de projecto apresentaram evidências chave sobre os resultados da fase de avaliação de necessidades de formação, do projecto, incluindo uma revisão extensiva da literatura existentes e visitas de estudo in loco, a nível nacional e Europeu. Alguns aspectos chave identificados são:
    • Existência de uma grande necessidade de alterar a mentalidade dos doutorados/doutorandos. O questionário online destinado aos alunos, desenhado pela Universidade de Gloucestershire, é um indicador de atitude; de acordo com os resultados apurados ao momento, 42% dos respondentes referiram não estar interessados na criação do seu próprio negócio;
    • As soft skills e os conhecimentos comerciais precisam de ser mais trabalhados.
    • Tanto a ideia como a equipa são importantes na criação de novas empresas bem sucedidas.
  • Os parceiros do projecto dinamizaram uma sessão de brainstorm sobre o Programa de Formação SCIENT, com enfoque na metodologia, unidades de aprendizagem, ferramentas para formadores, jobb shadowing, mentoria e implementação do programa.
  • A GrantXpert disponibilizou a todos os participantes as orientações para a gestão física e financeira do projecto.
  • A Sigmalive apresentou as actividades do WP2 online e offline, recebeu feedback e definiu os passos seguintes da implementação do plano de disseminação do projecto.
  • A ISOB informou a parceria sobre as actividades de avaliação e qualidade do projecto a implementar.