Está em: Home Ideia Apresente a sua ideia Condições de Acesso
25
SHORT_04
2009

Condições de Acesso

CRITÉRIOS DE ADMISSÃO

Todos os projectos candidatos a instalação nos espaços do Parkurbis estão sujeitos a uma avaliação pelo Conselho Científico e Tecnológico deste parque.



Esta avaliação incide sobre o carácter inovador, grau tecnológico e as actividades de I&D contempladas no projecto de candidatura.

Formado por um conjunto de presidentes de diversos departamentos da Universidade da Beira Interior, este comité avalia a solidez do projecto, as competências do promotor para o seu desenvolvimento e o potencial de crescimento do negócio no mercado.

Para além dos critérios avaliados pelo Conselho Científico e Tecnológico, a aprovação do projecto dependerá, também, do perfil dos promotores, suas competências e empenho no desenvolvimento do projecto, a maturidade da ideia de negócio e a sua viabilidade de entrada no mercado.


Factores de valorização das candidaturas:

. Execução de actividades de I&D;
. Ligações institucionais com universidades e instituições de I&D;
. Capacidade de desenvolvimento de novas tecnologias;
. Capacidade de exploração e difusão de novas tecnologias;
. Capacidade de venda de tecnologia através de produtos e serviços de elevado valor acrescentado;
. Potencial de crescimento e internacionalização;
. Adequação das competências, dos promotores e outros recursos humanos, ao desenvolvimento das actividades;
. Viabilidade técnica, económica e financeira;
. Capacidade de interacção da sua actividade com o conjunto do Parkurbis;
. Contribuição para a imagem do Parkurbis como infra-estrutura científica e tecnológica avançada.



. PROCESSO DE ADMISSÃO

O processo de admissão de uma ideia de negócio ou empresa já criada, para instalação no Parkurbis tem início com o preenchimento e envio do formulário de candidatura no link disponível neste site. Este formulário deverá ser enviado por e-mail para o endereço indicado no formulário.

Após analisada a candidatura, é agendada uma reunião entre o(s) promotor(es) da candidatura e a equipa de gestão do Parkurbis, com o objectivo de conhecer o projecto de forma mais aprofundada.

O passo seguinte, é o envio da candidatura, juntamente com um parecer da equipa de gestão, que completará a informação disponível no formulário de candidatura, para o Conselho Científico e Tecnológico, que emitirá o seu parecer quanto ao carácter inovador e grau tecnológico do projecto que, por sua vez, sustenta a aceitação a instalação, do projecto, no Parkurbis.

Emitido o parecer do Conselho Científico e Tecnológico, o passo final é a aprovação do Projecto pelo Conselho de Administração, que formulará a decisão final com base no parecer do Conselho Científico e Tecnológico e nos indicadores de viabilidade e sustentabilidade do projecto.

O processo de aprovação de um novo projecto, desde a recepção da candidatura até à sua aprovação em Conselho de Administração, demora até 30 dias.

Uma vez aprovado o projecto, dá-se início ao seu processo de instalação e acompanhamento.

O processo de acompanhamento inclui o apoio à elaboração do plano de negócio, procura de fontes de financiamento adequadas às necessidades do projecto, procura de parceiros para desenvolvimento e/ou comercialização de produtos, estudo do mercado, entre outros, de acordo com as necessidades demonstradas pelo projecto e promotor(es).