O PARKURBIS–Parque de Ciência e Tecnologia da Covilhã, SAEM convida à apresentação das candidaturas para negociação da seguinte locação: Restaurante / Bar
As candidaturas devem ser apresentadas para o email info@parkurbis.pt até às 18:00 horas do dia 7/10/2025 e dirigidas ao PARKURBIS – Parque de Ciência e Tecnologia da Covilhã, SA EM, Zona Industrial do Tortosendo, 6200 – 865 Covilhã, contendo os seguintes elementos:
1) Evidência da experiência no sector;
2) Valor mensal proposto e
3) Outros aspectos considerados relevantes.
O caderno de encargos encontra-se patente aqui e nos Serviços Administrativos e Financeiros do Parkurbis, onde podem ser consultadas durante o horário normal de expediente.
Criação de um espaço (PARKURBIS Lab) dedicado ao desenvolvimento de produtos e soluções inovadoras na área da Eletrónica, Internet of Things (IoT) e Indústria 4.0 (I4.0), servindo os seguintes objetivos:
- Apoio e valorização para o mercado da investigação desenvolvida nos centros de saber, nomeadamente na Universidade da Beira Interior;
- Espaço de apoio ao desenvolvimento de novas soluções tecnológicas, nos sectores identificados, por startups e tecnológicas estabelecidas na região, em particular no Parkurbis;
- Espaço de prestação de serviços e apoio ao desenvolvimento de soluções tecnológicas para as empresas do tecido empresarial da região.
O enfoque nas áreas da eletrónica, IoT e I4.0 permite o trabalho com empresas dos mais diversos sectores, e, em particular, com aquelas ligadas aos setores estratégicos da Região: Turismo, Saúde e Qualidade de Vida, Têxteis, entre outras.
- Apoio a o desenvolvimento e transferência tecnológica de novas soluções, nas áreas de enfoque, para o tecido empresarial Regional e Nacional;
- Articulação, em parceria, com tecnológicas de grande referência nacional;
- Espaço de teste e co-criaçao de soluções entre investigadores e startups e a comunidade;
- Requalificação dos equipamentos e sistemas energéticos do edificio Parkurbis visando:
- Sustentabilidade energética;
- Redução de custos inerentes à utilização do espaço.
Criado em 2005 com o objetivo estratégico de reforçar a economia da Beira Interior através da modernização tecnológica da indústria regional, o Parkurbis– Parque de Ciência e Tecnologia da Covilhã – já atingiu a sua capacidade plena, com a instalação de 45 empresas. No centro das relações entre o conhecimento científico e o tecido empresarial, o ParkUrbis já foi considerado pela empresa especializada sueca UBI Global como integrante do Top 10 das melhores incubadoras de empresas da Europa associadas a universidades.
A história e evolução deste parque tecnológico é indissociável do atual posicionamento da Covilhã como uma cidade do interior cada vez mais atrativa para viver, trabalhar e investir.
Jorge Patrão, presidente do Conselho de Administração, orgulha-se do contributo dado e projeta um futuro ainda mais promissor para a indústria, para os serviços tecnológicos e para a área da saúde (participou recentemente na cativação do investimento do Hospital da CUF anunciado para a Covilhã). As novas tecnologias de informação ocupam quase 80% do Parque, onde trabalham perto de 300 pessoas. E é o crescimento destas empresas tecnológicas que, muitas vezes, também acelera a modernização da indústria regional, “como é o caso da Mepisurfaces, que está agora instalada junto do Parkurbis, integra 500 trabalhadores com dezenas de engenheiros e vai exportar em 2023, 30M de euros.
“O que nos move é produzir serviços tecnológicos ou bens transacionáveis que signifiquem exportação e deixem um valor acrescentado no país e na região”, eplica Jorge Patrão. Cinco anos depois da criação, em 2010, o Parque de Ciência e Tecnologia evoluiu para um segundo edifício que também já tem ocupação plena. “Alguns dos incubados ainda são start-ups e temos um ou outro escritório disponível, mas espaços para desenvolvimento já não há”.
A procura do ParkUrbis por algumas das principais produtoras de servi¬ços tecnológicos tem vindo sempre a crescer. São bons exemplos, a Noesis, considerada uma das melhores empresas para trabalhar (tem cerca de 50 engenheiros informáticos), a IT Center (cerca de 30) a acrescentar às grandes Inetum e Timwe, por exemplo. Também por isso a expansão do Parkurbis está a ser equacionada, não como a continuação do existente, mas como um espaço direcionado para jovens.
O PARKURBIS–Parque de Ciência e Tecnologia da Covilhã, SAEM convida à apresentação das candidaturas para negociação da seguinte locação: Restaurante/Bar. As candidaturas devem ser apresentadas para o email info@parkurbis.pt até às 24:00 horas do dia 04/10/2022 e dirigidas ao PARKURBIS – Parque de Ciência e Tecnologia da Covilhã, SA EM, Zona Industrial do Tortosendo, 6200 – 865 Covilhã, contendo os seguintes elementos:
1) Evidência da experiência no sector;
2) Valor mensal proposto;
3) Outros aspectos considerados relevantes.;
As condições gerais encontram-se patentes no site www.parkurbis.pt e nos Serviços Administrativos e Financeiros do Parkurbis e onde podem ser consultadas durante o horário normal de expediente.
Tortosendo, 27 de Setembro de 2022.
O Presidente do Conselho de Administração
(Jorge Patrão)
FICHEIROS PARA DOWNLOAD
AVISO - 27 de Setembro de 2022 (152KB) | CONDIÇÕES GERAIS - 27 de Setembro de 2022 (1,69 MB
𝐏𝐑𝐑 | Medida «𝐈𝐧𝐭𝐞𝐫𝐧𝐚𝐜𝐢𝐨𝐧𝐚𝐥𝐢𝐳𝐚𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐯𝐢𝐚 𝐄-𝐜𝐨𝐦𝐦𝐞𝐫𝐜𝐞» | Concurso aberto
Foi publicado a 24 de agosto de 2022, o Aviso de abertura de concurso para projetos no âmbito da medida «𝐈𝐧𝐭𝐞𝐫𝐧𝐚𝐜𝐢𝐨𝐧𝐚𝐥𝐢𝐳𝐚𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐯𝐢𝐚 𝐄-𝐜𝐨𝐦𝐦𝐞𝐫𝐜𝐞» do Plano de Recuperação e Resiliência (#PRR), dimensão Digital, Componente C16 - Empresas 4.0.
Esta medida tem uma dotação total de 23 milhões de euros e visa dinamizar as exportações online de produtos e serviços portugueses, concedendo apoio às PME para os seus projetos individuais de internacionalização digital.
O formulário ficará disponível brevemente.
Mais informações aqui https://bit.ly/3QidW5P
A ItCenter, uma empresa especializada em soluções tecnológicas de automação, iniciou funções no Parkurbis, Parque de Ciência e Tecnologia da Covilhã.
Numa fase inicial a ItCenter Academy está a desenvolver um curso de automação que pretende dotar os formandos de competências em novas tecnologias, através de componentes teóricas e práticas, para no final do curso serem integrados na ITCenter.
A IT Center é uma empresa especializada em open source, oferecendo soluções avançadas e de baixo custo aos mais variados tipos de organizações. À vasta gama de soluções e serviços alia-se uma equipa com elevada experiência e know how.
A formação inicial começou com 15 jovens engenheiros, a ItCenter pretende, no entanto, contratar 40 engenheiros durante o ano de 2022, na Covilhã.
Esta é mais uma tecnológica a instalar-se no Parkurbis, em março a consultora Noesis inaugurou também os escritórios no Parque de Ciência e Tecnologia.