• CCDR APROVA FINANCIAMENTO DE LABORATÓRIO TECNOLÓGICO INOVADOR NA COVILHÃ
    26/09/2020

    CCDR APROVA FINANCIAMENTO DE LABORATÓRIO TECNOLÓGICO INOVADOR NA COVILHÃ

    O projeto PARKURBIS Lab, liderado pelo Parque de Ciência e Tecnologia da Covilhã, em cooperação com dois dos seus principais acionistas, a Universidade da Beira Interior (UBI) e a ALTICE Lab, vai ser uma realidade, uma vez que a CCDR Centro aprovou já a sua candidatura a fundos europeus. 
    O PARKURBIS Lab será uma estrutura única na região centro e com características inovadoras a nível nacional, que congregará: um laboratório de prototipagem, vocacionado para o desenvolvimento de novas soluções nas áreas da Eletrónica, Internet das Coisas (IoT) e Indústria 4.0 (I4.0); um espaço de co-work e um espaço de Living Lab empresarial. Esta combinação tem como objetivo disponibilizar um espaço para o desenvolvimento de novas soluções tecnológicas, potenciadas através de um programa de ação baseado na co-criação, na transferência e teste de tecnologias, no feedback do mercado e na articulação entre indústria, academia, governação, cidadãos.
    O espaço de laboratório de prototipagem assegura equipamentos e competências para que novos empreendedores, alunos do ensino superior e investigadores possam desenvolver projetos de investigação e produtos inovadores. Este espaço estará também disponível para as empresas desenvolverem protótipos de novos produtos, projetos de cooperação com entidades do sistema de I&D, adquirir serviços que contribuam para o seu desenvolvimento e competitividade tecnológica, no âmbito de uma estratégia Indústria 4.0.
    Estas vertentes vêm complementar a oferta de equipamentos, infraestruturas e serviços disponibilizados pela UBI, estabelecendo ainda uma importante ligação com o Centro de Cloud Computing localizado na Universidade.
    “O PARKURBIS Lab será instalado no piso 0 (zero) do edifício do Parkurbis e ocupará uma área de, aproximadamente, 500m2. Este espaço irá potenciar atividades de Investigação, Desenvolvimento e inovação (I+D+i) e o desenvolvimento de novas soluções (produtos, serviços ou processos), importantes no crescimento da capacidade de inovação das empresas. Da auscultação do tecido empresarial resultou já uma forte demonstração de interesse na utilização destas valências”, afirma Jorge Patrão, Presidente do Concelho de Administração do Parkurbis. 
    Para Vítor Pereira, Presidente da Câmara Municipal da Covilhã, “o Parkurbis Lab representa um importante e estratégico investimento de cerca de 300 mil euros, financiado a 85% por fundos comunitários, numa infraestrutura única na região centro e inovadora a nível nacional, que irá fomentar a criação de sinergias entre empresas (quer empresas estabelecidas, quer novas startups), Academia (UBI) e Sociedade Civil”.
     

  • PARKURBIS RECEBE FINAL DO TOURISM EXPLORERS       
    23/09/2019

    PARKURBIS RECEBE FINAL DO TOURISM EXPLORERS       

      A 3ª edição do maior programa nacional de criação e aceleração de startups na área do Turismo termina já no próximo dia 24 de outubro, no Parkurbis, Covilhã. Para além das 12 melhores startups, de 12 cidades diferentes, a Grande Final Nacional vai também contar com a presença de investidores, parceiros e de vários convidados da comunidade nacional e local.
    Depois de 6 semanas de trabalho, as 12 melhores startups da área do turismo, de 12 cidades diferentes (Abrantes, Angra do Heroísmo, Aveiro, Caldas da Rainha, Coimbra, Covilhã, Évora, Faro, Lisboa, Portalegre, Porto e Setúbal), vão agora disputar o 1º lugar da 3ª edição do Tourism Explorers na Grande Final Nacional. O sprint final das startups vai realizar-se no próximo dia 24 de outubro, no Parkurbis (a participação é gratuita, mediante inscrição).
    Durante a tarde, os empreendedores das 12 startups vão apresentar os seus projetos a um grupo de jurados, investidores, parceiros, imprensa e comunidade local, numa competição de pitches. No final, só um sairá vencedor e levará para casa um incentivo no valor de 10.000€.
    O Tourism Explorers é um programa organizado pela Fábrica de Startups, em parceria com o Turismo de Portugal, que tem como objetivo promover o empreendedorismo em Portugal, através da criação e apoio ao desenvolvimento de novas startups relacionadas com o setor do turismo.
    O Tourism Explorers conta, ainda, com o apoio de vários parceiros, como as Escolas do Turismo de Portugal, a Portugal Ventures, a StartUp Angra, Universidade da Beira Interior (UBI), o Parkurbis, o Tagusvalley, a Universidade de Aveiro, o PCI • Creative Science Park Aveiro Region, a TERINOV ou a Universidade de Évora.


    AGENDA – Tourism Explorers: O Sprint Final

    14:00 - Receção dos participantes
    14:30 - Abertura
    14:35 - Debate: As Incubadoras e o Empreendedorismo
    15:05 - Pitches (Parte 1)
    16:05 - Coffee-Break
    16:25 - Pitches (Parte 2)
    17:25 - Deliberação do Júri
    18:00 - Anúncio dos Vencedores
    18:15 - Fim do evento

  • ROFF É A 23ª MELHOR EMPRESA PARA SE TRABALHAR NA EUROPA
    11/08/2018

    ROFF É A 23ª MELHOR EMPRESA PARA SE TRABALHAR NA EUROPA

    ROFF é uma das melhores empresas para trabalhar na Europa e a única portuguesa a figurar no top 100
    A ROFF, líder nacional na implementação de soluções SAP, foi eleita a 23ª melhor empresa para trabalhar na Europa na cerimónia do Great Place to Work Institute que decorreu em Dublin. A ROFF é a única empresa portuguesa a figurar no ranking das 100 melhores empresas Europeias entre mais de 2300 organizações avaliadas e provenientes de 19 países.
    A consultora portuguesa, que já se tornou uma referência na cultura organizacional a nível europeu, valoriza a satisfação dos seus colaboradores entendendo que só com uma gestão orientada para o desenvolvimento responsável e sustentável da própria organização e das pessoas que nela trabalham é possível continuar a crescer.
    Com cerca de 850 consultores espalhados pelos quatro continentes onde está presente, a ROFF tem crescido consecutivamente nos últimos anos. Em 2015 registou um volume de faturação de 60,5 milhões de euros.   
    O Parkurbis acolhe um dos principais centros de desenvolvimento da empresa: O ROFF SDF.

    FacebookTwitterE-mailMais...

  • ALTICE DISPONÍVEL PARA CRIAR LABORATÓRIO DE INVESTIGAÇÃO NA COVILHÃ
    22/06/2018

    ALTICE DISPONÍVEL PARA CRIAR LABORATÓRIO DE INVESTIGAÇÃO NA COVILHÃ

    Decorreu na passada sexta-feira, dia 22 de junho, na Covilhã, uma reunião de trabalho entre a administração da Altice, o Presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Vítor Pereira, uma representante da CCDR-Centro, o Reitor da Universidade da Beira Interior, António Fidalgo, o Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar da Cova da Beira, João Casteleiro e o Presidente do Conselho de Administração do Parkurbis, Jorge Patrão.
    Em cima da mesa estiveram projetos e estratégias na área das telecomunicações, destacando-se a possibilidade de se instalar na Covilhã um polo da Altice Labs, empresa dedicada à investigação, desenvolvimento e inovação em sistemas e tecnologias de informação. 
    Poderão ainda estar na calha possíveis novos investimentos a realizar pela multinacional em áreas diversificadas do concelho da Covilhã.
    Vítor Pereira congratulou-se com “a forte possibilidade, nascida nesta reunião, de podermos vir a contar no nosso concelho com um polo do laboratório de investigação da Altice. Temos as condições propícias para investigar, inventar e produzir novas tecnologias para o mundo. É algo que está ao nosso alcance. Temos uma universidade com prestígio e massa crítica capaz e diferenciadora, consentânea com as necessidades de um polo desta natureza”. O autarca afirmou ainda que “a reunião serviu para consolidar os laços já existentes entre a autarquia e a Altice. Aproveitámos para limar arestas e agilizar novas parcerias ou novos investimentos a concretizar em breve no nosso Concelho”.
    Alexandre Fonseca, presidente executivo da Altice Portugal, revelou que “foram discutidas novas áreas de atuação e a possibilidade de expandir os nossos laboratórios colaborativos da Altice Labs para a Covilhã”.
    “Fechámos um acordo com a SAP, um dos maiores fabricantes mundiais de software, que vai alojar dados no Data Center da Covilhã, já certificado como um dos primeiros, senão o primeiro a nível europeu, com capacidade para alojar estas soluções. Continuamos a trazer cada vez mais clientes nacionais e também já há clientes internacionais que estão aqui alojados”, concluiu Alexandre Fonseca. 

  • CENTRO DE CONTACTO RANDSTAD/ALTICE INAUGURADO NA COVILHÃ
    22/05/2018

    CENTRO DE CONTACTO RANDSTAD/ALTICE INAUGURADO NA COVILHÃ

    No dia 24 de abril, às 11h00, no Parkurbis da Covilhã, será inaugurado o Centro de Contacto Randstad/Altice, um equipamento novo e moderno, com open space, salas de formação, reunião e de convívio para os colaboradores. Este Centro tem capacidade para 200 postos de trabalho mas está já a laborar com 90 trabalhadores.
    A inauguração enquadra-se no programa oficial das comemorações do 44º aniversário do 25 de Abril e contará com a presença do Secretário de Estado Adjunto e do Comércio, Paulo Alexandre Ferreira, do Presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Vítor Pereira, do Presidente do Conselho de Administração do Parkurbis, Jorge Patrão, do Presidente Executivo da Altice Portugal, Alexandre Fonseca e do Presidente Executivo da Randstad, José Miguel Leonardo.
    O Presidente do Município da Covilhã diz-se satisfeito com esta inauguração que “responde às ambições dos nossos munícipes que é trabalharem onde vivem”, salientando que “o Concelho da Covilhã tem sido inovador na captação de empresas e estruturas como estas, que sabemos serem geradoras de emprego, conhecimento e inovação. A Altice tem sido uma forte aliada do território do interior do país, são também investimentos destes, além da expansão da fibra e da rede móvel, que dão resposta direta às dificuldades vividas e proporcionam salários aos agregados familiares.” Vítor Pereira destaca ainda o investimento da Altice no concelho, já que “esta é uma das maiores preocupações do nosso município: garantir oportunidades de trabalho para quem aqui vive e dinamizar a economia regional. Só através da criação de valor e de emprego poderemos aqui fixar os jovens e as suas famílias. Temos consciência que esta é uma aposta de sucesso, já que este contact center se junta ao maior data center da Europa e, no futuro, provavelmente, a projetos tecnológicos e de inovação ambiciosos no âmbito dos laboratórios Altice. Tudo faremos para que assim aconteça”.

  • FM INDUSTRIES SYCRILOR VAI INVESTIR 5 MILHÕES NA COVILHÃ
    22/04/2018

    FM INDUSTRIES SYCRILOR VAI INVESTIR 5 MILHÕES NA COVILHÃ

    Decorreu no Parkurbis - Parque de Ciência e Tecnologia, o anúncio da FM Industries Sycrillor que escolheu novamente a Covilhã para realizar um investimento global de 5 milhões de euros na construção de um novo centro de produção de joalharia, a que se seguiu a assinatura de um protocolo entre o Município e o Grupo franco-suíço.
    Nesta ocasião, que contou com a presença do Secretário de Estado Adjunto e do Comércio, Paulo Alexandre Ferreira, foi também inaugurado oficialmente o Centro de Contacto Randstad/Altice, um equipamento moderno, open space, com salas de formação, reunião ou convívio e capacidade para 200 colaboradores.
    O Presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Vítor Pereira, afirmou ser esta “a melhor forma de comemorar o 25 de Abril. Inaugurámos um importante Centro de Contacto e anunciamos um grande investimento. O concelho da Covilhã mostra assim a sua capacidade para atrair novos investimentos e garantir oportunidades de trabalho para quem aqui vive ou aqui se pretende fixar”.