• A TECNOLÓGICA NOESIS INAUGURA ESCRITÓRIO NA COVILHÃ
    23/03/2022

    A TECNOLÓGICA NOESIS INAUGURA ESCRITÓRIO NA COVILHÃ

    A Consultora tecnológica Noesis inaugurou ontem, dia 23 de março o escritório no Parkurbis- Parque de Ciência e Tecnologia, na presença da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.
    A Noesis é uma consultora tecnológica criada em 1995, tem 40% da faturação realizada fora de Portugal. A empresa está presente nos Estados Unidos da América, na Irlanda, no Brasil e em Espanha, em Portugal tem escritórios em Lisboa, Porto, Coimbra, Proença Nova, Guarda e agora Covilhã.
    Para Alexandre Rosa CEO da Noesis, “a empresa pretende recrutar até ao final do ano 40 funcionários e estreitar relações com a Universidade da Beira Interior e estimular a fixação de quadros nesta região”.
    No entender do Presidente da Câmara da Covilhã, Vítor Pereira”um dos grandes desafios da atualidade é reter população e os talentos dos jovens licenciados e apostar nas sinergias entre as diversas instituições para permitir fixar empresas e criar emprego.”
    Presente na cerimónia de inauguração da Noesis/Covilhã, a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa destacou” o papel essencial das câmaras Municipais na agilização de processos e no bom acolhimento empresarial, valorizando o papel do ensino superior no desenvolvimento dos territórios do interior”.
    A Noesis / Covilhã tem como principal objetivo acolher e formar equipas especializadas nas áreas de Low-Code Solutions (Desenvolvimento aplicacional na tecnologia OutSystems), Quality Management (serviços de Quality Assurance e Testing) e DevOps & Automation. Não está, no entanto, excluída a contratação de outros perfis, que integrem qualquer outra área de negócio da Noesis, como por exemplo, recursos com competências nas áreas de Data Analytics, Inteligência Artificial, ou Developers em outras linguagens de programação.
    A estratégia Global passa também por estabelecer parcerias com a Universidade da Beira Interior promovendo a integração profissional de jovens licenciados, “sem que estes tenham de se deslocalizar para os grandes centros urbanos”. 
    Durante a visita ao Parkurbis, a ministra da Coesão Territorial visitou ainda a fase final das obras do Parkurbis/Lab, um investimento que vai permitir criar um Centro de Prototipagem para todo o tipo de estruturas que ficará disponível para empresas e estudantes.
    O projeto foi desenvolvido em parceria entre o Parkurbis a Altice Labs e a UBI. O investimento de 350 mil euros vai ser financiado a 85% com fundos comunitários. 

  • Noesis abre dois escritórios na Guarda e Covilhã e quer contratar 40 novos colaboradores
    12/01/2022

    Noesis abre dois escritórios na Guarda e Covilhã e quer contratar 40 novos colaboradores

    A Noesis anuncia a abertura de dois novos escritórios na Guarda e na Covilhã. De acordo com a consultora tecnológica, o objetivo passa por reforçar a sua aposta na criação de Centros de Competências.

    Em comunicado, a Noesis explica que os dois escritórios vão acolher e formar equipas especializadas nas áreas de Low-Code Solutions (Desenvolvimento aplicacional na tecnologia OutSystems), Quality Management (serviços de Quality Assurance e Testing) e DevOps & Automation.

    A contratação de outros perfis que integrem outras áreas de negócio, como recursos com competências nas áreas de Data Analytics, Inteligência Artificial, ou Developers em outras linguagens de programação, não está excluída.

    Segundo Nelson Pereira, CTO da Noesis, a abertura dos novos escritórios segue uma estratégia posta em prática pela empresa há alguns anos e que “visa a criação de diversos Centros de Competências”, com equipas especializadas que desenvolvem projetos e prestam serviços a clientes nacionais e internacionais, de forma remota, em regime de Nearshore e Offshore, para todos os mercados onde opera.

    “Os novos modelos de trabalho terão que ser adaptáveis à especificidade de cada equipa, e têm que ser modelos que funcionem, quer para os colaboradores quer para a organização. Na Covilhã e na Guarda não será diferente”, afirma Nelson Pereira.

    O responsável indica que, apesar do modelo de trabalho híbrido que está a ser adotado, a consultora não deixou de “querer ter uma representação física e um escritório em cada uma destas cidades”, tendo sido também esse o feedback recolhido das Universidades e entidades com quem foi conversando ao longo do processo.

    Para os novos escritórios na Guarda e na Covilhã, a Noesis ambiciona contratar 40 colaboradores ao longo do ano de 2022, sobretudo programadores e Testers, embora não descarte outras oportunidades de recrutamento de talentos e funções.

    O número de pessoas que pretende contratar, de forma geral, para todos os escritórios, ainda não está número fechado, porém, a consultora prevê crescer em linha com o que tem feito nos últimos anos, alcançando a marca dos 100 colaboradores por ano.

  • OBRAS DE CONSTRUÇÃO DO PARKUBIS LAB QUASE CONCLUÍDAS
    09/12/2021

    OBRAS DE CONSTRUÇÃO DO PARKUBIS LAB QUASE CONCLUÍDAS

     O Parkurbis Lab ocupará as zonas anerormente destinadas a comércio no rés-do-chão do edifício
    O novo Laboratório destinado à electrónica e cujo projecto foi desenvolvido pela Altice Labs em colaboração com a UBI e o Parkurbis terá as obras de construção civil concluídas até cerca do fim do ano. 
    O projecto é liderado pelo Parkurbis e está a ser financiado a 85% por fundos comunitários da CCDRC, num investimento de 350.000 €. A estrutura terá a funcionar um laboratório de prototipagem vocacionado para o desenvolvimento de novas soluções nas áreas da Electrónica, Internet das Coisas e Indústria 4.0, um espaço de cowork e um espaço de living lab empresarial. Vários cursos ministrados na UBI tais como Design Industrial irão poder reforçar fortemente a componente prática de ensino por via  dos equipamentos a instalar oo espaço de 500m2 que se desenvolveu no piso térreo do edifício Parkurbis. O Parkurbis Lab resultará numa das melhores infraestruturas do género existentes em Portugal.

  • ARRANCARAM AS OBRAS DA NOVA FÁBRICA DA MEPISURFACES
    09/12/2021

    ARRANCARAM AS OBRAS DA NOVA FÁBRICA DA MEPISURFACES

    Um novo investimento da empresa francesa Mepisurfaces está em curso em terrenos localizados junto ao Parkurbis e negociados com esta entidade e com a CMC. Cerca de 10M euros serão aplicados na construção de uma significativa fábrica de última geração. A empresa, que tem sido acompanhada pelo Parkurbis na sua evolução em vários pavilhões do Parque Industrial do Canhoso pretendia atingir 250 trabalhadores na nova unidade mas, este objectivo vai ser largamente ultrapassado já que possui 246 actualmente. A Mepisurfaces dedica-se a trablos de mecânica de precisão e polimento de metais e labora para as melhores marcas mundiais de moda.

  • EMPRESA TECNOLÓGICA NOESIS CRIA CENTRO DE DESENVOLVIMENTO NO PARKURBIS
    07/12/2021

    EMPRESA TECNOLÓGICA NOESIS CRIA CENTRO DE DESENVOLVIMENTO NO PARKURBIS

    A Noesis é uma consultora portuguesa de inovação tecnológica com uma equipa altamente qualificada. Trata-se de uma empresa especializada em fazer implementar noutras empresas a aceleração para a transformação digital.
    A Noesis está presente em Portugal, Irlanda, Holanda, Brasil e EUA e factura mais de 50M/ano.
    O Centro agora em instalação no Parkurbis visa a contratação de 25 engenheiros numa primeira fase, número que pode crescer até aos 100. A Noesis já se encontra a recrutar pessoal.
     

  • MISSÃO WEB SUMMIT 2021 VISITOU COVILHÃ
    08/11/2021

    MISSÃO WEB SUMMIT 2021 VISITOU COVILHÃ


    Uma comitiva empresarial e académica do Brasil visitou a Covilhã na passada sexta-feira, dia 5 de novembro.
    A missão empresarial brasileira, de nome “Missão Web Summit 2021 Lisboa - Covilhã”, foi organizada com a colaboração da PRTE - Tecnologia e Soluções (Guerreiro & Ferreira de Santana LDA), e teve como objetivo permitir novos conhecimentos e contactos com o ecossistema tecnológico do concelho da Covilhã - Parque de Ciência e Tecnologia - Parkurbis e Data Center. 
    A comitiva, composta por meia centena de gestores de inovação e incubadoras, representantes governamentais e académicos, quis conhecer as práticas portuguesas de incentivo ao empreendedorismo e inovação, lançando novas parcerias comerciais e oportunidades de internacionalização.
    A comitiva foi recebida na Câmara Municipal da Covilhã pelo executivo camarário. O Presidente da autarquia, Vítor Pereira, destacou “a necessidade de reforçar os laços internacionais entre os dois países, através de uma intensificação da cooperação e a valorização de oportunidades de negócio que permitam atrair investimentos para o nosso concelho e internacionalizar as nossas empresas”. Vítor Pereira manifestou ainda total abertura do município para acolher futuras parcerias e investimentos na Covilhã, nas mais variadas áreas.
    No Parkurbis, a comitiva conheceu de perto diversas empresas tecnológicas que ali se encontram sediadas e estabeleceu vários contactos para futuros projetos comuns.